sexta-feira, 9 de maio de 2014

Como Cortar Unhas do Canarinho

                                               Como cortar as unhas dos Canarinhos?

      
Os Canários quando vai passando o tempo,eles vão ficando velhos e suas unhas vão crescendo.
Quanto mais cresce as unhas atrapalham eles de voar e pular, mais é muito fácil resolve este problema, você tem cortado as unhas do seu canário?

                                    Se você não tem cortado agora é hora pega seu canário na mão e corta suas unhas
mais não corta muito só ampara as pontas deles, e se não saber corta as manda alguém corta- las pra você.
                                  Essa etapa tem que tomar muito cuidado; pois se não pode machucar seu canário, e leva - lo a morte; procura uma pessoa de experiencia.
                                 
                                   Observe se seu canário tenha cantado se não esta cantando alguma coisa deve ta errado por isso exige atenção nesse detalhe.  Obrigado desde Já.  
   

Canario Macho ou femeá

Canario Macho ou Femeá

Quero descobrir se o meu canário é macho ou femeá.
Temos que ter em mente que o canarinho femeá também canta ; mas as femeá não dobra o canto e sim chorrei-a.
Guando comecei a criar canarinhos não entendia nada guando comprei um canarinho cantando pensei que era macho, mas ao passar alguns meses fui tirar o canarinho de dentro de casa para colocar na área. Guando olhei o fundo da gaiola um ovo: pensei que algum pardal tinha botado dentro da gaiola; mas não era pardal, e sim o canarinho tinha botado um ovo. Pensei que os macho também botava ovos; mas conversei com um amigo que era criador de canarinhos, e ele me disse: O Seu canarinho é femeá; guando ele me disse que o meu canarinho era femeá desconcordei com ele; pois o meu canário estava cantando como seria femeá pensando que comprei como macho,
então ele pegou o canarinho dele e colocou perto do meu canarinho; O dele começou a cantar, e o meu começou a abaixar o canarinho dele queria de todo jeito entrar dentro da gaiola onde o meu estava. colocamos os dois juntos e o canarinho dele galou o meu canário, descobri que o meu canário era femeá; então Amigo não ilude com seu canario só por que ele canta isso não significa se ele é macho.
Como descobrir um Canario se é Macho ou Femeá Através do Canto?

Amigos descobrir se o canário é macho ou femeá? Guando você for comprar o seu canarinho vai envolta das 08:00 horas da manhã (cedo) nas casas de rações e escute o canarinho cantar.
Através do canto você vai descobrir se é macho ou Femeá, os macho guando estão cantando o papinho deles fica arrepiados e o canto é alto alem de ser alto eles vira o canto sem parar de cantar ou sem espaço ou intervalo isso guando é macho.
A Casa de ração muitos estão ali somente para vender e as vezes não entende de pássaros, e a preocupação é vender o canarinho para você;.reserve um tempo e observa os canários cantar aquele que estiver cantando dobrando o canto você leve se caso a cor e o modelo do canarinho te agradar.
exemplo: O Tocador de violão guando vai afinar o seu violão pra tocar ele primeiro tem que saber os nomes das cordas e assim começa afinação.
Você guando for comprar seu canarinho primeiro pesquisa na internet os cantos e os valores de cada canarinho do reino, pois assim você vai adquirir uma noção sobre o pássaro.



Canario Canela Seca

Vários Canários em destaque os melhores canários são chamado de canela seca.

Talvez você pergunta, mas porque os canela seca são os melhores?
Guando entramos na época da reprodução vemos que as fêmeas dos canários belgas chamado de canela seca tira todos os ovos.
exemplo: Uma femeá do canela seca bota cinco ovos; então ela consegue tirar os cinco filhotes.
uma femeá de canário Frisado bota cinco ovos ele tira dois ou três.
sem dizer que o canário canela seca canta muito mais que o canário frisado.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Canarinho do Reino e Canario da Terra

Canarinho do Reino

 Canário-do-reino. Imagem: Wikipedia.
Canário-do-reino. Imagem: Wikipedia.
Quem gosta de futebol e não ouviu falar na Seleção Canarinho? A seleção de futebol mais famosa do mundo – a brasileira – ganhou seu apelido na Copa de 54, quando estreava o uniforme verde e amarelo. A alcunha foi criada pelo radialista Geraldo José de Almeida e é utilizada até hoje.
Desde então, além de ser a terra do futebol, o Brasil é o país do canarinho. Vamos deixar o futebol de lado e conhecer esse pássaro simpático? Existem dezenas de espécies de canários, como o canário-do-reino (Serinus canaria) e o canário-da-terra verdadeiro (Sicalis flaveola brasiliensis). Apesar de parecidos fisicamente, são de espécies distintas. Além disso, algumas espécies se dividem em raças diferentes.
Uma seleção de canários
 Canário de cor. Foto: Freegiampi.
Canário de cor. Foto: Freegiampi.
O canário-do-reino (Serinus canaria) veio de Açores, da Ilha da Madeira e das Ilhas Canárias – da onde vem o nome desse pássaro. Por causa da beleza, são criados em várias partes do mundo. Ao longo dos anos, criadores foram selecionando características desejadas – como a cor da plumagem e o tipo de canto. As diferenciações decorrentes da seleção artificial resultaram em várias raças de canários-do-reino, que podem ser dividas em em três grupos: cor, porte e canto.
Em geral, canários têm plumagem amarelada, mas os canários de cor apresentam muitas outras tonalidades – como azul, vermelho e branco. Os canários de porte – como o Gloster, o Yorkshire e o Topete Alemão – possuem formas exóticas. Já os canários de canto foram selecionados pela maneira como cantam. Existem três raças cantoras: o Canário Malinois, o Timbrado Espanhol e o Hazer Roller.
Os nativos
O canário-da-terra verdadeiro (Sicalis flaveola brasiliensis) é nativo da América do Sul. É muito parecido com o reino, apesar de ser de uma espécie diferente. Daí, o mesmo nome. Ao contrário do seu xará das ilhas ibéricas, o canário da-terra não se divide em raças.
Entretanto, existem outras espécies de canários nativos. Do mesmo gênero são o canário-do-amazonas (Sicalis columbiana) ,menor que o da terra; o canário-rasteiro (Sicalis citrina), cuja plumagem é esverdeada; e o canário-tipio (Sicalis luteola), com manchas marrons em suas plumas.
Além desses, existem canários nativos pertencentes a outros gêneros, como o canário-do-campo (Emberizoides herbicola), o canário-do-brejo (Emberizoides ypiranganus) e o canário-do-mato (Basileuterus flaveolus), entre muitos outros.
Passarinho briguento
 Canário-da-terra verdadeiro. Foto: Dario Sanches.
Canário-da-terra verdadeiro. Foto: Dario Sanches.
O canário-da-terra verdadeiro faz ninhos em buracos, além de utilizar ninhos abandonados por joões-de-barro e caveiras de gado colocadas em estacas. Essa espécie defende sua casa com unhas e dentes, ou melhor, com garras e bico. Chega a atacar aves maiores para proteger seu lar. Mas, o temperamento agressivo desta espécie vai além de questões territoriais. Os machos costumam brigar entre si pelas fêmeas – que estimulam essas competições.
Alguns passarinheiros – como são chamados criadores, caçadores ou vendedores de pássaros –  divertem-se colocando dois canarinhos para brigar. Eles organizam torneios semelhantes às rinhas de galo e apostam em quem vai vencer. Os passarinhos saem muito machucados do combate e podem até morrer. Além de ser uma tremenda covardia, essa prática é contra lei.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

O Ciclo de Reprodução de Canario do Reino Belga




O Ciclo da Reprodução

O ciclo da reprodução dos canários, desde a postura dos ovos até que as crias saiam do ninho, dura cerca de um mês. Durante esse tempo, os pássaros têm de cumprir uma série de obrigações que são reguladas por processos biológicos complicados. Se uma das fases desse processo não se desenrola normalmente, todo o ciclo pode ser perturbado. Não devemos de maneira nenhuma intervir na seqüência natural da reprodução.
 

É necessário lembrarmo-nos de que os canários são individuais e que têm gostos diferentes. Não podemos portanto tratar todos da mesma maneira, o que aliás se aplica de uma maneira geral à criação de todos os animais.
 
Dizem os entendidos que há aves mais fáceis de criar do que os canários, eu penso que não é difícil, desde que se tenha espaço, gosto e paciência, principalmente no início.
Um dos primeiros problemas que surge é quando juntar os canários. Eles são muito influenciados pela duração do dia mas penso que também são sensíveis ao aumento das temperaturas. 
Há basicamente dois métodos. Um consiste em juntar o macho e a fêmea durante todo o ciclo, de forma a que ambos partilhem as tarefas como um "bom casal". É talvez o mais natural e deve ser posta em prática desde que não haja nenhum inconveniente. O outro método consiste em retirar o macho no final da postura ou porque ele é agressivo e pode perturbar o choco, ou porque queremos aproveitar as boas qualidades do macho para juntar a outra fêmea. É necessário estar atento. Há machos que criam melhor os filhotes do que as próprias fêmeas e há fêmeas que abandonam o ninho se o macho for retirado. O melhor é conhecer bem as aves e optar pela melhor solução para cada caso.

Período Ideal
 
A época que eu considero ideal para o acasalamento dos canários é do início da Primavera até o final do Verão, porém quanto a este item a controvérsias pois outros criadores indicam outros períodos, mas o que devemos ter em mente é que não devemos iniciar o acasalamento no inverso. 
 

Iniciando o acasalamento
 
Este período é fundamental, pois 
sem
 ele podemos ter casais que não se dão muito bem, por isso costumo colocar as gaiolas do macho e da fêmea ao lado uma da outra para que o casal passe a se conhecer, a gaiola da fêmea deverá conter o ninho do tipo aberto e alguns pedaços de saco de estopa. Se possuir mais de um casal faça o mesmo procedimento com todos os casais de forma que os pássaros não vejam os outros casais, para não tirar a atenção do companheiro que nós escolhemos.
 

Devemos observa-los periodicamente até percebemos que o macho passe a cantar para a sua companheira, e ele irá alimenta-la através das grades, a fêmea mostra seu interesse começando a construir o ninho com linhas de estopa.
Após percebermos que o casal se identificou devemos juntar o casal para iniciar o acasalamento.

Postura
 

Após alguns dias do acasalamento a fêmea porá seu primeiro ovo, a quantidade varia de 3 a 6 ovos , sendo a média de 4 ovos. 

A postura ocorre pela manhã antes das 8 horas , após este período devemos substituir o ovo, com uma colher limpa, por um ovo artificial (encontrado nas casas do ramo), o ovo retirado deve ser colocado em um recipiente com algodão ao fundo para evitar danificarmos os ovos, duas a três vezes ao dia devemos virar os ovos. Após percebermos que a fêmea já finalizou a postura devemos retirar os ovos artificiais e substituí-los pelos verdadeiros para que se inicie a incubação.


Incubação
 

O período de incubação à partir do dia em que devolvemos os ovos verdadeiros ao ninho é de 13 dias em alguns casos chegando a 15 dias. Se após 17 dias os ovos não eclodirem, separe o casal e analise se todo procedimento foi feito corretamente, mas existem casos de machos que não fecundam determinadas fêmeas, tente um mudança de casal.

Filhotes
 
Os filhotes deixam o ninho entre 25º e o 27º dia. Em alguns dias já estarão se alimentando sozinhos e poderemos separa-los dos pais e iniciarmos novo ciclo da reprodução com o mesmo casal.